quarta-feira, 28 de março de 2012

Teatro Épico/Influência Brechtiana


Teatro Épico/Influência Brechtiana
            Bertold Brecht (1898-1966) – dramaturgo, encenador e poeta alemão. Recusa o teatro dramático aristotélico, fundado na ilusão e identificação, e defende, desde 1926, o teatro épico e os seus princípios de distanciação (Verfremdunseffekt). 
            O teatro assume uma função didática, em que o espectador funciona como um observador crítico de um mundo em permanente devir. A observação é feita através de um desprendimento crítico, sendo a peça de teatro vista numa perspectiva científica e não como uma imitação do real.
            O teatro é encarado como uma forma de análise das transformações sociais que ocorrem ao longo dos tempos e, simultaneamente, como um elemento de construção da sociedade, uma vez que o espectador é levado a refletir e a agir sobre essas questões sociais que, objectivamente, são retratadas. Sendo assim, as personagens estabelecem uma relação com o meio social representando aquilo sobre o qual se deve intervir.


Um teatro de forma dramática (influência clássica – aristotélica)
Um teatro de forma épica (influência moderna – Bertold Brecht)
Ativo
Narrativo
Faz participar o espectador numa ação cénica; consome-lhe a atividade, faculta-lhe sentimentos
Torna o espectador uma testemunha, mas desperta-lhe a atividade; exige-lhe decisões
Vivência

Mundividência
O espectador é imiscuído em qualquer coisa
O espectador é posto perante qualquer coisa
Sugestão
Argumento
O espectador está ao centro, comparticipa
O espectador está defronte, analisa
Parte-se do princípio de que o homem é algo já conhecido, de que é imutável
O homem é objecto de uma análise; é susceptível de ser modificado e de modificar
Tensão em virtude do desenlace
Tensão em virtude do decurso da ação
Uma cena em função da outra
Cada cena em si e por si
Progressão
Construção articulada
Acontecer rectilíneo
Acontecer curvilíneo
Obrigatoriedade de uma evolução
Saltos
O pensamento determina o ser
O ser social determina o pensamento
Sentimento
Razão
Desperta emoções / leva o espectador a identificar-se com o herói
Leva o espectador a pensar, a refletir sobre acontecimentos e a tomar posição na sociedade em que se insere
Prejudica a visão crítica do público tornando-o incapaz de uma análise objectiva da ação
Defende-se a “distanciação”
Desencadeia pela catárse (a purificação) a tranquilidade do espectador
Agita a consciência do público, obrigando-o a tomar resoluções e a agir
Respeita a unidade de ação
Desenvolve-se em episódios separados, contrastantes que se justapõem e ressaltam a complexidade da condição humana determinada
O teatro épico tem uma ação didática, por isso, o verdadeiro propósito do teatro épico era, mais do que moralizar, analisar, pelo que, o efeito de distanciação era provocado não só através dos atores, mas também da música (coros, canções) e da decoração (legendas, filmes, etc.).

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