Os elementos simbólicos são
portadores de uma dupla dimensão simbólica/ Os símbolos assumem uma dualidade
de sentidos para a qual convergem a vida e a morte, numa perspectiva
polissémica e dicotómica (bipolarização).
· Relógio
de bolso e colete (p.17): símbolos de
riqueza, a que os populares fazem referência de forma irónica e sarcástica,
para demonstrarem a grande dicotomia existente entre pobres e ricos;
· Tambores (p.17, 71, 73 e 77): símbolo da repressão exercida sobre o
povo e da opressão do poder sobre eles;
· Moeda (p.31) – símbolo da humilhação que os mais pobres sofrem e da
arrogância e do desprezo que os mais poderosos exercem sobre eles;
· Três
cadeiras pesadas e ricas com aparência de tronos (p.47, 121): símbolos do poder político exercido por D. Miguel
Forjaz, do poder militar exercido por Beresford e do poder religioso exercido
pelo Principal Sousa; símbolos da regência dos “reis do Rossio”;
· Púlpito (p.74): símbolo do poder religioso sobre o povo ignorante que
vive no obscurantismo;
· Noite (p.60, 80, 116): símbolo de morte que será convertido em vida
através da esperança de um Portugal livre; símbolo das gestações, das
germinações, das conspirações que desabrocharão em pleno dia como manifestação
de vida;
· Cadeira
tosca (p.83): símbolo da modéstia de
Matilde;
· Cómoda e
cadeira do General Gomes Freire (p.84):
símbolo dos pertences pessoais do General Gomes Freire e da sua modéstia;
· Uniforme
velho do General (p.84): símbolo de glórias
e batalhas passadas, de batalhas ganhas;
· Moeda de
cinco réis (p.107, 119): símbolo da
humilhação que os mais pobres sofrem e da arrogância e do desprezo que os mais
poderosos exercem sobre eles; símbolo da revolta de Matilde; (p.109): ao pedir
a moeda, Matilde assume a responsabilização de não ter compreendido
verdadeiramente a situação da miséria do povo; (p.110): moeda enquanto medalha
que relembra a luta que Matilde trava pela salvação do General; (p.120):
referência às trinta moedas com que Judas foi pago pela sua traição a Cristo;
(p.134): símbolo de traição da Igreja, paralelamente a Judas que traiu Cristo,
também o Principal Sousa traiu os valores cristãos, trocando-os pelo poder
(corrupto e hipócrita);
· Saia
verde (p.114, 137-138): símbolo do amor
entre Matilde e o General Gomes Freire e da esperança que a sua morte possa dar
lugar à vida e à renovação; símbolo da liberdade por associação a França;
símbolo de esperança pela cor;
. Fogueira (p.131): símbolo de destruição e de morte, mas também de regeneração e de luz.
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