Didascálias
As
didascálias constituem o texto secundário de qualquer peça de teatro.
Especificamente em Felizmente há Luar!, estas constituem a explicitação
ideológica da peça e do autor, uma vez que Luís de Sttau Monteiro faz valer a
sua voz, propondo a sua interpretação e encenação para a peça, de modo a
explicitar, inequivocamente, o seu ponto de vista acerca do contexto histórico
em que estava inserido. Deste modo, podemos encontrar treze funções diferentes
no texto didascálico:
- referência à posição das personagens em
cena (ex.p.16 «Ao dizer isto…para os espectadores»);
- indicações aos atores (ex.p.78 «Quando
passa…passando»);
- caracterização do tom de voz das
personagens e suas flexões (ex.p.16 «Muda de tom…quem seja»);
- indicação das pausas (ex.p.16 «Pausa»);
- saída ou entrada das personagens (ex.p.53
«Corvo e Morais Sarmento…palco»);
- apresentação da dimensão interior das
personagens (ex.p.17 «O gesto é lento…sarcástico»);
- indicações sonoras ou ausência de som
(ex.p.17 «Começa a ouvir-se…tambores»);
- ilações que funcionam como informações e
como forma de caracterização das personagens (ex.p.20 «Fala com
entusiasmo…herói»);
- sugestão do aspeto exterior das
personagens (ex.p.41 «Beresford vem fardado…pouco usada»);
- movimentação cénica das personagens
(ex.p.27 «Ao falar da cara…romano»);
- expressão fisionómica dos atores;
linguagem gestual a que, por vezes, se acrescenta a visão do dramaturgo
(ex.p.21 «As personagens olham…interferir»);
- expressão do estado de espírito das
personagens (ex.p.35 «Irritado»).
É
de salientar os efeitos de luz e som existentes na peça, uma vez que estes são
os responsáveis pelo adensamento dramático das situações e sinónimo de
opressão, destaque, contraste, etc.
Efeito cénico da luz:
- jogo de luzes – luz versus escuridão;
- mudança de cena;
- destaque de uma personagem (monólogo, por
exemplo);
- destaque de várias personagens (diálogo);
- entrada em cena ou saída de cena de
personagens;
- mudança de espaço exterior para interior
ou espaço interior que muda.
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