sexta-feira, 6 de abril de 2012

Função das didascálias


Didascálias
            As didascálias constituem o texto secundário de qualquer peça de teatro. Especificamente em Felizmente há Luar!, estas constituem a explicitação ideológica da peça e do autor, uma vez que Luís de Sttau Monteiro faz valer a sua voz, propondo a sua interpretação e encenação para a peça, de modo a explicitar, inequivocamente, o seu ponto de vista acerca do contexto histórico em que estava inserido. Deste modo, podemos encontrar treze funções diferentes no texto didascálico:
- explicações do dramaturgo (ex. p.15 «O público tem que entender…adaptar-se»);
- referência à posição das personagens em cena (ex.p.16 «Ao dizer isto…para os espectadores»);
- indicações aos atores (ex.p.78 «Quando passa…passando»);
- caracterização do tom de voz das personagens e suas flexões (ex.p.16 «Muda de tom…quem seja»);
- indicação das pausas (ex.p.16 «Pausa»);
- saída ou entrada das personagens (ex.p.53 «Corvo e Morais Sarmento…palco»);
- apresentação da dimensão interior das personagens (ex.p.17 «O gesto é lento…sarcástico»);
- indicações sonoras ou ausência de som (ex.p.17 «Começa a ouvir-se…tambores»);
- ilações que funcionam como informações e como forma de caracterização das personagens (ex.p.20 «Fala com entusiasmo…herói»);
- sugestão do aspeto exterior das personagens (ex.p.41 «Beresford vem fardado…pouco usada»);
- movimentação cénica das personagens (ex.p.27 «Ao falar da cara…romano»);
- expressão fisionómica dos atores; linguagem gestual a que, por vezes, se acrescenta a visão do dramaturgo (ex.p.21 «As personagens olham…interferir»);
- expressão do estado de espírito das personagens (ex.p.35 «Irritado»).
            É de salientar os efeitos de luz e som existentes na peça, uma vez que estes são os responsáveis pelo adensamento dramático das situações e sinónimo de opressão, destaque, contraste, etc.
Efeito cénico da luz:
- jogo de luzes – luz versus escuridão;
- mudança de cena;
- destaque de uma personagem (monólogo, por exemplo);
- destaque de várias personagens (diálogo);
- entrada em cena ou saída de cena de personagens;
- mudança de espaço exterior para interior ou espaço interior que muda.

Sem comentários:

Enviar um comentário