sexta-feira, 6 de abril de 2012

Espaço - Felizmente Há Luar!


            Físico – a ação desenrola-se em Lisboa. Os espaços são nomeados, no entanto não existem indicações cénicas de construção de cenário ilustrativo de nenhum local específico. O cenário faz-se a partir dos efeitos de luz e som. Este espaço é interior e exterior.  Espaço exterior p. 16 «Ilumina-se subitamente…»; Espaço interior p. 47 «Ilumina-se o palco … em três cadeiras…»
            Social – retrato da sociedade de 1817, a opressão, o despotismo, a injustiça, … este espaço social é dicotómico, já que existem de um lado os ricos e poderosos e do outro os pobres e miseráveis.  Pobres p. 16 «Ilumina-se subitamente…»; Ricos p. 36 «O principal Sousa surge no palco, imponentemente vestido»
            Psicológico – O espaço psicológico é, assim como o social, dicotómico, uma vez que coexistem os oponentes e os adjuvantes. P. 85 «Relembrávamos o nosso hotel de Paris…os passeios que dávamos ao longo do Sena…os dias felizes que passámos juntos… o tempo em que sonhávamos voltar a esta malfadada terra…» p.101 «Por quanto tempo é que o vão deixar metido numa masmorra, perdendo aos poucos a fé que tinha na gente desta terra?»

Sem comentários:

Enviar um comentário