segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dor de pensar - citações


Dor de Pensar

«A extensão dos seus sentimentos é constantemente diminuída pela vastidão do seu pensamento. A vida não pode encontrar em Fernando Pessoa o que a vida requer para ser vivida – completo abandono aos sentimentos que desperta. Daí a dualidade constante desse homem que vive e pensa simultaneamente, e que, pensando o que vive, pensa, precisamente, que a vida só vale a pena ser vivida quando vivida sem pensamento, uma vez que o pensamento, pecado original de toda a vida, corrompe a inconsciência inerente à própria felicidade de viver.»
J. G. Simões, Vida o Obra de Fernando Pessoa
 
«Fernando Pessoa foi dos que mais sofreram com o terrível paradoxo. Vocacionado para o exercício exaustivo de uma inteligência esquadrinhadora (…) experimentou, a par do orgulho de conhecer afirmando-se contra a voragem, a pena mais frequente de lhe ser inacessível a felicidade dos que não conhecem. O privilégio de uma extraordinária lucidez paga-se caro. (…)
                  «Um dos mais belos poemas ortónimos, «Ela canta, pobre ceifeira…», inclui a aspiração à vida instintiva. (…)
                  «Mas aqui o poeta reconsidera, quer e não quer; formula a ambição impossível (e o sabê-la impossível contagia de tristeza o canto da ceifeira) de ser consciente. (…)
                  «Como o pensar esfria o sentir, a alegria perfeita não pertence a este mundo, é só imaginada. Só os outros são felizes (…).
                  «Mais uma vez a lucidez interfere para destruir, e o pensamento de Fernando Pessoa, aguilhoado pela fome de absoluto, conduz a uma situação dilemática intransponível.»
Jacinto do Prado Coelho, Diversidade e Unidade em Fernando Pessoa

Sem comentários:

Enviar um comentário