quinta-feira, 22 de março de 2012

Proposição


As três primeiras estrofes d’Os Lusíadas constituem a Proposição, elemento estrutural obrigatório do género épico. Aqui o poeta deve dizer o assunto que se propõe a “cantar”.

A Proposição d’Os Lusíadas é constituída por duas partes, a primeira formada pelas duas primeiras estrofes tem como oração principal «Cantando espalharei por toda a parte» e a segunda parte é constituída pela terceira estrofe, revela uma espécie de desafio e resume o propósito do poeta «Eu canto o peito ilustre lusitano». Nesta segunda parte o poeta afirma que os heróis portugueses são superiores aos das antigas epopeias, «sábio Grego» e o «Troiano»,  assim como aos grandes heróis reais e conquistadores «Alexandre» e «Trajano». Desta forma surge o desafio porque os portugueses são um povo «a quem Neptuno e Marte obedeceram». Os portugueses que Camões se propõe a cantar venceram os mitos porque se ultrapassaram a si mesmos.

A Proposição aponta já para os quatro planos que, a nível da estrutura interna, constituirão a matéria narrativa d’Os Lusíadas: o poema vai ser a celebração de uma Viagem, de um povo cuja história se vai cantar, por significar a vitória sobre os deuses que a eles se opunham; e tudo isto na perspetiva privilegiada do seu “cantor”, o Poeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário