terça-feira, 8 de maio de 2012

Intertextualidades


Os intertextos de Memorial do Convento
            Encontram-se, nesta obra, várias intertextualidades com outras obras de referência:
a)     Os Lusíadas – p. 137 – parágrafo «Uns dias antes dera-se em Mafra…» - «foi como o sopro gigantesco de Adamastor… nossos trabalhos.»; p. 207 – parágrafo «O susto, o júbilo, cada qual de sua vez…» - «…que adamastores, que fogos-de-santelmo … tornam a dar salgado.»; p. 209 – parágrafo que inicia «Em poucos minutos, a máquina atinge…» - «Na frente deles ergue-se um vulto escuro, será o Adamastor desta viagem, montes que se erguem redondos da terra, ainda riscados de luz vermelha na cumeada.»; p. 300 – frase antes do parágrafo que inicia «Deitaram reverentemente…» - «vós me direis qual é mais excelente, se ser do mundo rei, se desta gente»; p. 304 – parágrafo «Corriam as mulheres, choravam…» - «ó doce e amado esposo…ó pátria sem justiça»; p.312 – parágrafo «Assim acautelado…» - «…este velho de aspecto venerando, ainda que sujo…»;
b)     Fernando Pessoa:
                  - Mensagem – p. 233 - «Em seu trono entre o brilho das estrelas…por ora ainda não nascido» (adaptação do poema «Cabeça do Grifo»);
                  - Ricardo Reis – p. 241 – parágrafo que começa na p. 239 «É sabido que Baltasar vai beber…» - «…e quando um homem quer ver como está a sua cara, se envelheceu muito, a água é o espelho que passa e está parado, e nós que estamos parados é que vamos passando…»;
c)     Bíblia – p. 156 – parágrafo que inicia na p.155 «Em Lisboa…» - «…só os lírios do campo não sabem fiar nem tecer e por isso estão nus…» referência a um Salmo bíblico «Olhai os lírios do campo, não fiam nem tecem…»; p. 302 – parágrafo que inicia «Tirando as expressões enfáticas…» - «Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito.»;
d)     Padre António Vieira – p. 173 parágrafo «Parecem jogos de palavras…» - «Estão parados diante do último pano da história de Tobias, aquele onde o amargo fel do peixe restitui a vista ao cego.» (para além das inúmeras referências às características do sermão);
e)     Fernão Lopes – p. 221 «e a arraia-miúda de serventia acomoda-se lá à ponta, cada qual com o seu igual…» parágrafo que inicia na p.216 «Nestas grandes barracas…»;
f)       Dante – p. 141 «Assim desceu el-rei trinta degraus…descida aos infernos»;
g)      Levantado do Chão – personagem Mau-Tempo que surge igualmente nesta outra obra de Saramago – pretende-se dar voz, atribuir importância e um lugar na História a personagens simples, humildes, vítimas da opressão e da tirania de um poder político que não escolheram livremente, mas ao qual se submetem e o qual sustentam com a força do seu trabalho.

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