Os intertextos de
Memorial do Convento
Encontram-se, nesta obra, várias intertextualidades com outras obras de referência:
a) Os
Lusíadas – p. 137 – parágrafo «Uns dias antes dera-se em Mafra…» - «foi
como o sopro gigantesco de Adamastor… nossos trabalhos.»; p. 207 – parágrafo «O
susto, o júbilo, cada qual de sua vez…» - «…que adamastores, que
fogos-de-santelmo … tornam a dar salgado.»; p. 209 – parágrafo que inicia «Em
poucos minutos, a máquina atinge…» - «Na frente deles ergue-se um vulto escuro,
será o Adamastor desta viagem, montes que se erguem redondos da terra, ainda
riscados de luz vermelha na cumeada.»; p. 300 – frase antes do parágrafo que
inicia «Deitaram reverentemente…» - «vós me direis qual é mais excelente, se
ser do mundo rei, se desta gente»; p. 304 – parágrafo «Corriam as mulheres,
choravam…» - «ó doce e amado esposo…ó pátria sem justiça»; p.312 – parágrafo
«Assim acautelado…» - «…este velho de aspecto venerando, ainda que sujo…»;
- Mensagem
– p. 233 - «Em seu trono entre o brilho das estrelas…por ora ainda não nascido»
(adaptação do poema «Cabeça do Grifo»);
-
Ricardo Reis – p. 241 – parágrafo que começa na p. 239 «É sabido que Baltasar
vai beber…» - «…e quando um homem quer ver como está a sua cara, se envelheceu
muito, a água é o espelho que passa e está parado, e nós que estamos parados é
que vamos passando…»;
c) Bíblia – p. 156
– parágrafo que inicia na p.155 «Em Lisboa…» - «…só os lírios do campo não
sabem fiar nem tecer e por isso estão nus…» referência a um Salmo bíblico
«Olhai os lírios do campo, não fiam nem tecem…»; p. 302 – parágrafo que inicia
«Tirando as expressões enfáticas…» - «Pai, nas tuas mãos entrego o meu
espírito.»;
d) Padre António
Vieira – p. 173 parágrafo «Parecem jogos de palavras…» - «Estão parados
diante do último pano da história de Tobias, aquele onde o amargo fel do peixe
restitui a vista ao cego.» (para além das inúmeras referências às
características do sermão);
e) Fernão Lopes
– p. 221 «e a arraia-miúda de serventia acomoda-se lá à ponta, cada qual
com o seu igual…» parágrafo que inicia na p.216 «Nestas grandes barracas…»;
f) Dante – p.
141 «Assim desceu el-rei trinta degraus…descida aos infernos»;
g) Levantado do Chão – personagem
Mau-Tempo que surge igualmente nesta outra obra de Saramago – pretende-se dar
voz, atribuir importância e um lugar na História a personagens simples,
humildes, vítimas da opressão e da tirania de um poder político que não
escolheram livremente, mas ao qual se submetem e o qual sustentam com a força
do seu trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário