quarta-feira, 16 de maio de 2012

As Transgressões na obra Memorial do Convento


Transgressão do código religioso
  • Sumptuosidade do convento (pp.365-6) vs a simplicidade e a humildade (essência dos valores cristãos);
  • Recrutamento à força;
  • Construção da passarola vs a proibição de ascender a um plano superior/divino (p. 198) - 4 bases de solidez do projecto: Bartolomeu, Baltasar, Blimunda e Scarlatti;
  • A castidade vs as relações sexuais nos conventos (pp. 95,97);
  • As estátuas dos santos (p. 344) vs a santidade humana (p. 342);
  • Missa, espaço de vivência espiritual (p. 145) vs missa, espaço de namoros e de encontros clandestinos (pp. 43, 162, 236);
  • A benção de Deus vs a benção dos homens;
  • Funeral do Infante D. Pedro, espectáculo de pompa e circunstância vs funeral do sobrinho de Baltasar, manifestação isolada de dor.


Transgressão do código sexual
  • Sexo ritual protocolar para procriação (pp. 11-13, 319-20) vs sexo, entrega permanente e mútua de corpos e almas (p. 77 e outras).

Transgressão linguística
  • Inversão de expressões bíblicas;
  • Jogos de palavras "os santos no oratório... não há melhor";
  • Desconstrução e reconstrução das regras de pontuação;
  • Aforismos "Não está o homem livre... com a verdade";
  • Confluência de registos de língua:
    • Popular "Queres tu dizer na tua que a merda é dinheiro, Não, majestade, é o dinheiro que é merda";
    • Familiar "correram o reino de ponta a ponta e não os apanharam";
    • Cuidado "Tirando as expressões enfáticas esta mesma ordem já fora dada antes (...)".

Transgressão ficcional
  • A Música vence a Doença;
  • A história vence a História;
  • O espaço da ficção é o espaço da Utopia, da Liberdade Suprema;
  • O Sonho é a Transcendência Humana.

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