Transgressão do código religioso
- Sumptuosidade do convento (pp.365-6) vs a simplicidade e a humildade (essência dos valores cristãos);
- Recrutamento à força;
- Construção da passarola vs a proibição de ascender a um plano superior/divino (p. 198) - 4 bases de solidez do projecto: Bartolomeu, Baltasar, Blimunda e Scarlatti;
- A castidade vs as relações sexuais nos conventos (pp. 95,97);
- As estátuas dos santos (p. 344) vs a santidade humana (p. 342);
- Missa, espaço de vivência espiritual (p. 145) vs missa, espaço de namoros e de encontros clandestinos (pp. 43, 162, 236);
- A benção de Deus vs a benção dos homens;
- Funeral do Infante D. Pedro, espectáculo de pompa e circunstância vs funeral do sobrinho de Baltasar, manifestação isolada de dor.
Transgressão do código sexual
- Sexo ritual protocolar para procriação (pp. 11-13, 319-20) vs sexo, entrega permanente e mútua de corpos e almas (p. 77 e outras).
Transgressão linguística
- Inversão de expressões bíblicas;
- Jogos de palavras "os santos no oratório... não há melhor";
- Desconstrução e reconstrução das regras de pontuação;
- Aforismos "Não está o homem livre... com a verdade";
- Confluência de registos de língua:
- Popular "Queres tu dizer na tua que a merda é dinheiro, Não, majestade, é o dinheiro que é merda";
- Familiar "correram o reino de ponta a ponta e não os apanharam";
- Cuidado "Tirando as expressões enfáticas esta mesma ordem já fora dada antes (...)".
Transgressão ficcional
- A Música vence a Doença;
- A história vence a História;
- O espaço da ficção é o espaço da Utopia, da Liberdade Suprema;
- O Sonho é a Transcendência Humana.
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