quinta-feira, 10 de maio de 2012

Estilo Saramaguiano


Aspetos relativos ao estilo saramaguiano
·   Aproximação da simulação quer do discurso oral, quer do monólogo interior, em que os pensamentos ininterruptos, sobrepostos, múltiplos alógicos, verbalizados de forma mais ou menos coerente, confluem de forma extremamente rápida e contínua.
· Emprego da vírgula que, sobrepondo-se aos demais sinais de pontuação, separa as várias falas das personagens e ritma o texto, marcando as suas pausas mais ou menos longas, assim como tem um papel fundamental na aceleração do ritmo de leitura do texto, já que as pausas definidas por vírgulas não serão nunca muito extensas e deixam apenas tempo ao leitor de acertar a sua respiração e preparar o fôlego.
· Também estão ausentes os sinais de pontuação que habitualmente são responsáveis pelas entoações quer exclamativa, quer interrogativa, cabendo ao leitor e à sua leitura a descoberta da sua presença na narrativa.
· Destaque-se, ainda, um tom coloquial e dialogante, com invetivas ao leitor, entrando em interação com um estilo e uma linguagem cujo paradigma é claramente o dos sermões barrocos do século XVIII. Será importante referir neste ponto as alusões ao sermão enquanto exercício oratório (p. 92 parágrafo «Quando calha, vem o Padre Bartolomeu Lourenço…»; p. 164 parágrafo «Tendes razão, disse o padre…»; p. 174 parágrafo «Et ego in illo…»)

2 comentários:

  1. Hi, I've seen some many useful tips for reaserch about Saramago. I'm doing a research of my own, and I was wondering if we can quote you, and how?

    ResponderEliminar